Labels

Translate

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Caça aos Gangsteres


Só para definir, o filme é como Os Vingadores nos anos 40 e com toda a violência de Sin City.

 Digo isso e você pode conferir, em 9 minutos de filme você já tem 6 mortes, 4 espancamentos, uma tentativa de estupro, 3 corpos carbonizados e um homem partido ao meio. E o aspecto violento foi o que mais me preocupou com relação ao filme, porque me guiando pelos trailers esse seria apenas outro filme da mafia com caras de terno usando metralhadoras Thompson de seus carros clássicos  Mas de todas as palavras para descrever esse filme a melhor seria "inovador", inovador para os filmes mafiosos e com técnicas de filmagem ainda não vistas no gênero  O diretor Ruben Fleischer fez um uso extraordinário da câmera. Não fez o uso exagerado do Slow Motion, usou na hora certa e na medida certa, para enfatizar as cenas de ação com foco nas armas parecido com a técnica usada em "Guerra ao Terror", desacelerando a ejeção das capsulas e elas caindo no chão.  E alem disso o filme conta com uma cena incrível em que os personagens brigam tentando pegar uma arma no escuro (numa dessas cenas clichês em que em os dois estão com a mão na arma e um tenta virar o cano na direção do outro), e a iluminação foi feita com os disparos, com o fogo que sai do cano. Serio, devo dizer que a filmagem é muito boa, todo o tipo de efeito foi utilizado em cada cena. A unica coisa que não ficou legal foram as explosões, apesar de serem essas explosões de gasolina como em 98% dos filmes, os caras estragaram tudo tentando editar digitalmente, porque ficou nitidamente falso.
 Mas dentre estas características o mais espantoso sobre o filme é o fato de ele ser baseado em fatos reais, na verdade o roteiro foi escrito com base em uma serie de reportagens da época  feitas por Paul Lieberman. Mesmo que ainda convenhamos que Sean Penn não parece nem um pouco com Mickey Cohen na época dos acontecimentos, ele fez um ótimo trabalho. Mickey Cohen realmente existiu, foi um mafioso famoso, campeão de boxe, ficou preso na lendária penitenciaria do Alcatraz e chegou a trabalhar para o ainda mais lendário Al Capone. E depois que você sabe disso fica no minimo perturbado com certas mortes do filme, afinal foi tudo baseado nas reportagens que comentei, publicadas no jornal Los Angeles Times.

Mickey Cohen jovem

Mickey Cohen mais velho (foto do Alcatraz)
Sean Penn no papel de Mickey Cohen

 E o mais importante para o filme devido a seu enredo é sem duvida o elenco, "Caça aos Gangsteres"  realmente é unica e exclusivamente um filme de mafia, as falas são em um tom mais baixo, mais lentas e isso fica nítido.  O elenco foi feito para filmar os anos 50, Sean Penn foi um ótimo antagonistas, Ryan Gosling estava deslocado, mas não deixou a desejar no seu papel, e é claro que não é necessário comentar sobre Emma Stone, ela de batom vermelho é o esteriótipo perfeito dos anos 40. Josh Brolin também,  não é seu primeiro trabalho como mafioso e ele se saiu muito bem, ele já tem cara de policial durão por natureza, foi perfeito para o papel e já havia ganhado minha admiração com MIB 3. Eu digo com convicção que esse filme é o meu favorito com o tema mafia, e você fã viciado de cinema não me venha com esse papo de "ahhh não, perdeu meu respeito, O Poderoso Chefão é o melhor de mafia de todos os tempos!", esse papo de considerar o melhor filme como eterno não funciona, "Caça aos Gangsteres" pode não melhor que "O Poderoso Chefão"  mas vale a pena assistir com certeza. Me deu até vontade de jogar Mafia 2 aqui, um dos melhores jogos de mafia que eu conheço, no melhor estilo GTA mas nos anos 50.
 E sabe o que eu mais gosto sobre filmes de tudo entre os anos 20 e 60? É que sempre lançam artes incríveis como as feitas na época,  como aquelas pinturas a óleo tão boas que parecem fotos mas ainda tem as características da época que lembram os anúncios da Coca Cola. Olha essa imagem ai e assiste o trailer:


 Trailer:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...