Labels

Translate

terça-feira, 27 de novembro de 2012

A historia das HQs e o cinema




Por um longo tempo as revistas em quadrinhos e o cinema tiveram  uma relação conturbada, as revistas eram consideradas ,e realmente eram sem conteúdo  Nos anos 50 as revistas tinham um publico muito pequeno ,eram consideradas má influencia e o mercado era completamente limitado ,com apenas a DC predominando,mesmo assim sem nenhum ícone de sucesso.
  A DC já tinha seus personagens pilotos,Super Homem e Batman, mas eles acabaram sendo profundamente
abalados por psicólogos da época  absurdamente chegou a ser publicado um estudo que dizia que as revistas em quadrinho eram responsáveis por toda a maldade ,revolta e violência entre os jovens. E as reações da população foram extremamente fortes,lojas de revistas chegaram a ser queimadas.
Ate aplicou-se um código de censura que controlava o conteúdo das Revistas,o Comics Code Authority .





Nos anos 60 produtores finalmente resolveram investir em alguma produção baseada em quadrinhos, mas esse investimento é considerado uma mancha negra na historia das HQs , é a famosa série estrelada por Adam West de Batman. Apesar de horrível com relação a qualquer versão das HQs , a série foi de grande sucesso por um tempo ,até que os produtores resolveram investir em um filme. E o filme foi um dos maiores desastres na historia das adaptações  O filme se baseava em horas de luta sem efeitos especiais, e uma historia sem nenhuma ligação com a figura dos quadrinhos, chegando ter uma cena dele lutando com um tubarão . A partir dai começaram a surgir varias series, as HQs nessa época não eram adaptadas para filmes porque se acreditava que devido as revistas serem publicadas em capítulos nada mais obvio que transforma-la em uma serie. Por um bom tempo ainda consideravam as HQs e as series sem conteúdo e  apenas um aperitivo antes das atracões principais da TV.Chegaram a recorrer a ainda pequena Marvel para fazer uma adaptação de Capitão America, obviamente muito mal sucedida também  ele tinha usava um capacete e tinha uma moto colorida.


Os anos 70 foi bom para os quadrinhos,
com o crescimento do publico alternativo americano, as revistam tiveram um aumento do publico e evoluíram bastante, foi a época de maior destaque dos cabeças da DC como Super Homem e Batman , e de evolução da Marvel ,roubando a atenção mundial com seu personagem mais humano, o Homem Aranha. A DC chegou a lançar o filme do Super Homem estrelado por Christopher Reeve , que o tornou amado por crianças de toda a America e foi considerado uma das melhores adaptações para o cinema.O sucesso do filme ocorreu graças ao diretor Richard Donner, que recusou as ideias da produção e de Francis Ford Coppola(diretor inicial demitido) de colocar um astro famoso no papel,chegaram a cogitar Stallone para o faze-lo em uma trama em que ele salvava o Papa da Mafia, mas Donner queria um rosto novo para o herói e se basear na figura que lia quando criança ,e se notar, ate hoje as HQs e os recentes filmes seguem os padrões de rosto de Reeve.
A Marvel  veio a se tornar popular pelo diferencial nítido que ela tinha da DC, ela e totalmente ligada em ficção cientifica e humanidade ,tem personagens monstros ,jovens em conflito, heróis que cometem erros, e foi a primeira editora a se conectar com o leitor sem fantasias e historias clichês.
 Nos começo dos anos 80 as produtoras voltaram a deixar de investir nas editoras e foram anos sombrios para as HQs, a Marvel quase veio a falir porque não conseguia nenhuma adaptação bem sucedida.E realmente era difícil ,a Marvel tinha personagens que precisavam de efeitos que não existiam na época  As revistas da Marvel são consideradas por fãs as que provaram a importância das HQs ,porque tratavam de temas como drogas que a DC iniciou, conscientizando e ensinando.
 Mesmo assim,pouco tempo depois vieram a ser filmadas uma serie de adaptações, inclusive a o filme Batman ,adaptação da revista O cavaleiro das trevas ,de Frank Miller , co-dirigido por ele mesmo e dirigido por Tim Burton. O primeiro filme de herói a arrecadar 100 milhões na bilheteria.Afinal ,se uniram Tim Burton e o ate o momento inesperado ator Michael Keaton,que  veio a ser muito elogiado por dar o ar psicótico ,obscuro e traumatizado do personagem. Sem falar em  Jack Nicholson como Coringa .
E agora vem os anos 90 , responsável por destruir a infância de quem lia as historias. Foi nesse tempo que gravaram a primeira adaptação de Quarteto Fantástico  e Capitão America. Ambas as produções que receberam um investimento de 35 milhões  mas nessa época a Marvel tinha vendido direitos a produtores da Alemanha e o prazo dos direitos dos produtores estava expirando. 
Compra-los de volta ia custar mais que o próprio filme, então para cortar gastos,gravaram em um mês com apenas um milhão de investimento. O resultado é atualmente um filme de comedia dos anos 90.
E é claro que eu não posso esquecer de falar do quarto filme de Batman, Batman e Robin, com aquela roupa e Arnold Schwarzenegger no papel do vilão. Foi esse filme que Frank Miller e Tim Burton se recusaram a terminar de assistir. Com razão.
 Mas nos anos 90 toda essa má atuação no cenário Hollywoodiano veio da DC,e significou a chance da Marvel. Como produtoras se recusaram literalmente recusaram e chamaram Stan Lee e os diretores da Marvel de loucos, eles resolveram abrir o próprio estúdio especializado em adaptações, o Marvel Studios.


 Que no começo fez uma serie de filmes mal sucedidos, até lançarem o primeiro filme de secesso,Blade,que tinha um herói Afro-americano ,vampiros era obscuro e repleto de lutas.Conquistou o publico e iniciou a era de ouro das adaptações.
 E logo depois vieram os anos 2000, trazendo os maiores sucessos da Marvel para as telonas e deixando a DC com pouco espaço e escondida com poucos lançamentos,apesar de aclamados e grandes.






tivemos a entrada das novatas como a Dark Horse Comics ,que lançou o sucesso Hellboy com direção de Guillermo del Toro e foi um imenso sucesso. 
 E também tivemos a melhor adaptação para cinema de HQs , Sin City (não é opinião própria, declaração do próprio Stan Lee em entrevista). Sin City foi tão elogiado por  ser realmente fiel as revistas,completamente sombrio e cada cena tem uma imagem idêntica na revista.
 A partir dai os estúdios reconheceram os sucessos de bilheteria que os heróis geravam e  atualmente é o gênero que mais lucra. Nunca se pensou que as historias inicialmente infantis iriam chegar a esse ponto,mas como diz Stan Lee:
 ''Enquanto existirem gênios para criarem quadrinhos,continuaremos filmando''



Primeira DC tratando de drogas
Quarteto Fantastico de 1994
Set de Batman
Serie do Capitão America
Primeira aparição do Super Homem

Comparação de Sin City



Batman usando seu repelente de tubarão no filme

                                                                      "Excelsior!''

1 comentários:

  1. Muito bom!
    Gostei de ler a história das estórias em quadrinhos e suas relações com o cinema. Isso, fez-me relembrar a minha infância, também...
    Até...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...