Labels

Translate

domingo, 11 de novembro de 2012

O Senhor dos Anéis : o que imaginou JRR Tolkien ao cria-lo ?


Uma historia clássica da batalha entre o bem e o mal situado na Terra-Media (também chamada de Midgard). Com varias citações históricas e influencia das experiências de JRR Tolkien, foi feita para seu país, Inglaterra .
 OSDA tem influencia até de Bewolf. Falando de 20 anéis poderosos, sendo um mais poderoso. Mas essa historia  teve uma inspiração, na lenda do Rei Arthur, que recebe um anel da invisibilidade de uma mulher assim como Frodo recebe de Bilbo.  Mas o anel de OSDA tem o espirito mal de Sauron, inspirado na saga Nórdica de Vousunga.
A saga de OSDA tem paralelos como  a de ´´um rei ser morto por seu filho que quer o anel`` , o príncipe se esconde em uma caverna e o anel o transforma em uma cobra , semelhante a Gollum.
Frodo significa sábio, por isso recebe o anel no condado depois de Gollum o perder depois de tê-lo por 500 anos. A vida no condado foi inspirada na vida de Tolkien no oeste rural inglês, com vidas pacatas e sem aventuras. Mas Tolkien escolhe Frodo por ser um herói improvável, tanto é que sofre os efeitos maléficos do anel.
O mundo de Tolkien é tão detalhado que criou uma palavra chamada ´´Mitopéia`` para descreve-lo , tendo sua aplicação mais moderna no mundo de Star Wars. O livro de OSDA era chamado originalmente de ´´O Silmarillion``.
Tolkien era católico, professor universitário e foi criado por um padre, OSDA tem um Deus supremo equivalente ao Deus do senso comum ocidental que cria o mundo com musica.
Tolkien nunca imaginou criar OSDA, uma vez um aluno deixou uma questão em branco na prova e Tolkien escreveu a épica frase, ´´em um buraco no chão vivia um hobbit``, depois Tolkien decidiu continuar a historia em casa (obrigado homem desconhecido já morto por não ter estudado para a prova de historia).
O idioma élfico foi criado a partir do finlandês e os elfos são seres humanos perfeitos sem pecados, na imaginação de Tolkien. O alfabeto dos anões é inspirado em inscrições nórdicas existentes ate hoje. E hobbit significa homem de hábitos (tanto é que no Microsoft Word se você escrever hobbit ele mostra hábito como palavra alternativa ou correção). Os Orcs representam a maldade dos mesmos vilões da 1º guerra, Mordor é o próprio inferno inspirado nos campos de luta da 1º guerra.
´´O hobbit`` foi o precursor de OSDA, e o livro tem partes escritas com uma substancia que só pode ser vista a noite.
Os dragões representam a cobiça humana na historia de Bilbo Bolseiro em ´´O hobbit`` , essa trama é inspirada no mito favorito de Tolkien, Bewolf, já que no mito um escravo rouba uma taça de ouro de um dragão assim como Bilbo, porem em OSDA após o roubo o dragão ataca o condado.
O que mais moldou o OSDA foi a Primeira  Guerra  Mundial, na qual Tolkien esteve e sofreu grandes traumas, em 1916 Tolkien era um 2º tenente brincalhão do exercito britânico que havia se alistado com seus 4 melhores amigos. OSDA é uma declaração da 1º guerra, que foi mais brutal nas trincheiras, onde Tolkien desenvolveu  ´´pés de trincheira`` ,doença que faz a carne de seus pés apodrecerem enquanto você ainda esta vivo, e foi atacado com gás mostarda ,sendo aposentado por incapacidade.
 Os hobbits são um Tolkien mal disfarçado, os pântanos mortos onde Frodo vê ´´as caveiras de uma guerra antiga no charco`` ,sabe aquela cena do filme o Frodo coloca o rosto na água e vê vários corpos, é a versão de Tolkien para os homens mortos nas trincheiras no verão, para Tolkien a guerra só se trata de homens mortos e futilidades. Na França Tolkien perdeu 2 de seus melhores amigos ,assim como Bilbo em ´´O hobbit``.
Mordor tem as mesmas descrições do inferno bíblico e partes do Inferno de Dante . Mordor esta ligado a palavra norueguesa ''morth'' que significa assassino , os Orcs são elfos engenhosos que foram para o lado do mal e adoram maquinas , Tolkien os inspirou nos capitalistas , Tolkien odiava o capitalismo pois vivia no campo mas sua vida tranquila foi transformada por fabricas.
OSDA tem laços fortes com a bíblia cristã, Gandalf significa em dinamarquês elfo magico, e Gandalf é a versão ´´tolkiniana`` de Odin,  Gandalf assim como Odin é um andarilho que combate o mal com sua poderosa magica. Gandalf também é incrivelmente inspirado em Jesus , que morre por um bem maior e volta como um ser branco. Tolkien era um especialista em unir temas pagãos e cristãos.
O desafio final de Frodo é resistir a tentação do anel, que o esgota para que ceda ao mal e ate o final da saga tem influencia bíblica, inspirado no final da oração do pai nosso , ´´não vos deixei cair em tentação ,mas livrai-nos do mal ,amém``. Tolkien escolheu o anel como tema central pois o anel é circular ,e na mitologia o circulo é conhecido por ser uma forma infinita que suga tudo. Porem no alto do monte das trevas Frodo foi fraco e colocou o anel ,mas para a sorte não de Frodo mas da Terra-Media, Gollum esta lá para pegar o anel e morre. Mas por mais que Gollum faça algo mal é ele que salva a Terra-Media , Frodo é um herói fraco. Mas isso só serve para espelhar a crença cristã de que o bem sempre vence o mal.
Quando voltam para condado o grupo vê escuridão e maquinas, o mesmo que aconteceu na Inglaterra com Tolkien, que o usou OSDA para criticar a industrialização .
Depois da jornada Frodo não consegue viver em paz com seus pesadelos e é infeliz , assim como Tolkien após a guerra ,mas no final Frodo começa uma nova vida.
Aposto que nem tinha notado tais semelhanças, mas isso só deixa O SENHOR DOS ANÉIS mais interessante.
 ( Fontes: livro O Silmarillion , Coleção de filmes O Senhor do Anéis  e programa Confronto dos deuses no HISTORY CHANNEL )
 Podem compartilhar o texto,mas com os devidos créditos,espero que tenha gostado e deem sugestões para novos textos .

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...