Labels

Translate

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Como a Guerra Fria inventou os Vídeo-games ? (Parte 2)

Clique aqui e leia a parte 1!
Nolan Bushnell
Pong

Nos anos 60 e 70 os EUA viviam a "era de aquário  ,com os Hippies pregando paz e amor, e Nolan Bushnell, fundador da Atari, aproveitou a época  Havia uma cultura de viver a vida ao máximo  E ele decidiu inventar o mercado do vídeo game,porque ate agora isso não era um negocio. Ele dizia suas ideias ao programador Al Alcorn, que baseado nisso inventou o fliperama com o jogo Pong. A inovação nesse jogo era mostrar a pontuação  a bolinha fazer som e som de vaias quando você perde. O mais impressionante foi que isso era considerado impossível  alto falantes era fracos e mal funcionavam. Mas Al usou os sons do próprio sistema e terminou o projeto em 3 dias. Dentre todas a inovações a maior era que a parte de raquete que você batia definia o angulo da bola.

Tomohiro Nichikado
Space Invaders
Nos EUA os vídeo games foram baseados nas memorias da guerra frio e medos da sociedade , já no extremo oriente, os medos e lembranças vinham de um conflito bem mais direto, a segunda guerra mundial. Durante a reconstrução do pais, o governo só investiu em tecnologia, avaliando o que o resto do mundo produzia, fazendo melhor e produzindo em massa. E em 1978, quando o Japão vivia a cultura de Godzilla e monstros gigantes, Tomohiro Nichikado inventou o revolucionário Space Invaders, o jogo fez tanto sucesso que provocou uma iscasses de moedas de 100 ienes no mercado japonês.

Pac Man
Em Space Invaders o jogador sempre perdia, era uma questão de tempo ,aliado ao fato de você destruir monstros  acabou tornando o jogo pouco educativo. Mas os japoneses sempre gostaram de criaturas fofinhas , então chegou ao mercado Pacman, colorido e carismático  criado por Toru Iwatani , que trabalhava na Namco. E o alvo do jogo era as garotas e casais. O Pacman foi o primeiro jogo com um protagonista, alem de ser baseado em uma pizza o objetivo do personagem era comer.



Atari 2600

Na década de 80 se provou que o vídeo game veio para ficar, a Atari que era uma pequena empresa criou um dos maiores mercados mundiais mesmo sendo uma empresa livre, deixando os funcionários a vontade, sem horário, e faturando milhões  Depois que Bushnell se cansou, vendeu a empresa para a Warner Comunications, que decidiu criar o primeiro Atari caseiro, o Atari VCS, depois chamado de Atari 2600.


Logo da Atari
Logo da Activision
Depois que a Atari comprou os direitos do Space Invaders, o jogo se tornou o mais cobiçado do mercado. Faturando 100 milhões de dólares com cada cartucho que lançava  Por conta disso começou uma briga entre os desenvolvedores e a empresa, pois os salários eram baixos e eles não levavam o mérito pelos jogos.A Atari foi vendida mas continuou com os antigos funcionários  porem a briga ficou tao seria que o fundador, Bushnell ,foi demitido. E no meio dessa briga quem entrou para dominar o mercado foi a Activision.

Jogo E.T.
 Em um ato de desespero a Atari pagou 10 milhões a Spielberg para lançar o jogo do filme E.T. , porem o jogo era horrível  foi criado as pressas e foi um jogo tao terrível que Al Alcorn literalmente chorou ao ver no que transformaram a Atari. O jogo foi tao pouco vendido que jogaram todos os lotes fabricados em um aterro sanitário de Nova Iorque. Com a queda da Atari surgiram tantas outras empresas concorrentes e com jogos ruins que os vídeo games perderam toda a graça  O mercado estava aberto para qualquer um com boas ideias.


Alexey Pajitnov
Tetris
 Em 1983 os vídeo games já não eram ligados nos EUA, mas do outro lado do globo na Russia, um programador chamado Alexey Pajitnov "juntou as peças" para criar um dos jogos mais viciantes de todos, o Tetris. Ele o inventou enquanto brincava na academia de ciências pensando em trazer lazer ao pais, pois nessa época havia uma estagnação politica e a Russia era sombria. Alexey não teve os direitos sobre o jogo, pois qualquer invenção em território russo pertencia ao governo, que fatorou milhões com o jogo. Com a queda do muro de Berlin Alexey se mudou para os EUA e continuou a criar jogos com os amigos.

Com o fim da Guerra fria os jogos não se limitaram ao assunto e ao medo. A partir dai o Vídeo Game mudou drasticamente ao se descobrir o gênero aventura, iniciado pelo um encanador de maior sucesso, que modificou a historia dos jogos e do entretenimento. Mas isso fica para outro texto, se vocês quiserem.

Mario

Fonte: 
A era do vídeo game
www.nasa.gov
pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Fria
en.wikipedia.org/wiki/Video_game
inventors.about.com/library/inventors/blcomputer_videogames.htm

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...